Paróquia

Santa Rosa de Lima

Mensagem do pároco › 04/09/2017

PALAVRA AMIGA – Setembro

Estimado paroquiano/a, que a Palavra do Senhor seja uma luz na sua vida!

Assim como nos meses de maio e agosto, dedicados especial e respectivamente à Maria Santíssima e às vocações, em setembro somos convidados a refletir sobre a importância das Sagradas Escrituras na vida dos cristãos. Setembro é o mês da Bíblia. Todos os meses, todos os dias, na verdade, devem ser dedicados à Palavra de Deus, mas, em setembro, destacamos a necessidade que todo cristão tem de solidificar a relação com os textos sagrados. Em nosso meio existe uma riqueza de vocabulário para se referir à Bíblia, Palavra de Deus, Palavra do Senhor, Sagradas Escrituras, Palavra da Salvação, apenas Palavra, e outras mais. Essas expressões evidenciam que não se trata de uma palavra qualquer ou um livro como qualquer outro, mas sim a referência sagrada para toda pessoa que vive a fé cristã. Sobre isso o Apóstolo Tiago nos diz: “sede praticantes da palavra, e não meros ouvintes” (Tg 1,22).

Pelas palavras da Carta de São Tiago, compreendemos com clareza que o conhecimento sobre a Bíblia deve ser acompanhado do esforço pessoal para ajustar a própria vida àquilo que Deus nos fala. Para que isso se realize de forma mais completa é necessário que a leitura bíblica seja sem pressa, perseverante, repetida, como quem busca um tesouro escondido nas palavras e se encanta à medida que vai descobrindo essa riqueza. Do contrário, corremos o risco de apenas aumentarmos nosso conhecimento, sem que a Palavra chegue de fato ao coração.

É na perspectiva de trazer a compreensão da Palavra para nossa realidade concreta que muito se fala na “Leitura Orante da Bíblia”. Os passos desse modo de orar já foram apresentados em edições anteriores deste informativo paroquial. Que possamos sempre mais reservar um tempo para escutar o que Deus fala ao nosso coração, na certeza de que na Palavra estão todas as respostas às
inquietações mais íntimas da existência humana! Busquemos, pois, aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus e pedir ao Senhor que nos ilumine, apesar da nossa fraqueza, na prática dos ensinamentos da nossa fé.

Pe. Sergio Lucas

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *