Paróquia

Santa Rosa de Lima

Mensagem do pároco › 31/08/2018

Palavra amiga – Setembro 2018

Estimados irmãos e irmãs em Cristo!

O mês de setembro, que se inicia, traz-nos um novo impulso na vivência da fé.  Primeiro porque dedicamos uma atenção maior à Palavra de Deus, a verdadeira luz na vida dos cristãos. Nesse sentido, a leitura orante, os estudos, a proximidade com a Bíblia deve ganhar novo estímulo. E quando falamos da Bíblia também lembramos um Santo muito conhecido da Igreja, São Jerônimo, Século IV. Entre seus vários escritos, esta a tradução dos textos bíblicos para o latim, uma versão que ficou conhecida pelo termo Vulgata. Recomendo que busquem conhecer um pouco mais da história desse santo, que tinha extraordinária capacidade intelectual. Graças ao trabalho dele, as Escrituras tornaram-se mais conhecidas, muito mais pessoas passaram a um contato direto com a Palavra de Deus.

Outro grande impulso que recebemos para iniciar o mês de setembro é consequência das celebrações festivas da nossa padroeira. É importante que a celebração do padroeiro/padroeira de uma comunidade seja um momento de revigorar a fé, uma vez que eles/elas nos apresentam um modelo de santidade a ser cumprido, pois atingiram uma compreensão tão intensa da Palavra de Deus que conseguiram impregnar a própria vida com os ensinamentos de Jesus Cristo.  Todos os anos, durante as festividades de Santa Rosa de Lima, resgatamos fatos da sua história e ficamos cada vez mais admirados com as descobertas e a coragem de uma jovem ao assumir a fé cristã com tanta convicção e profundidade. Ainda que não conheçamos tudo sobre a vida dessa santa tão querida entre nós, não discordamos do seu testemunho de vida e perguntam-nos o quanto nos esforçamos para sermos mais dedicados à nossa fé. Acredito na boa intenção de muitas pessoas que gostariam de ter uma vida de fé mais disciplinada, cuja consequência se expressasse em mais paciência, confiança, respeito ao próximo, tolerância, humildade, disponibilidade para ajudar a comunidade e o próximo, mais tempo para oração e rezar de forma mais tranquila, num gesto sereno de verdadeiro diálogo com Deus e entrega. Mas, nossa correria do dia-a-dia não facilita para que coisas aconteçam como gostaríamos. Creio que a maioria de nós consegue avançar muito, mas não tanto quanto queria. Olhamos para o exemplo dos santos, olhamos para a vida de Santa Rosa, lemos, meditamos os ensinamentos da Palavra de Deus e fortalecemos a esperança de, aos poucos, crescermos sempre na fé na vida de fé.

Que Deus acolha as preces de todos e ajude-nos a crescer na fé, na esperança e no amor, seguindo os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pe. Sergio Lucas

 


Festividades de Santa Rosa – Gratidão

Com a graça de Deus realizamos mais uma Festa das Nações! Um dos momentos mais alegres de nossa comunidade paroquial que se realiza anualmente com a imprescindível colaboração de pessoas muito queridas em nossa paróquia. São muitos os colaboradores que empenham na realização da liturgia e da festa. O resultado é sempre muito bonito e alegre. Nossos encontros na liturgia fortalecem nossa fé, nossa união, nossa missão de cristãos. Nossos trabalhos na festa expressam a dimensão da solidariedade, da partilha, da confraternização, da alegria de pertencer e poder colaborar com as atividades da paróquia. A equipe de festas e o pároco reconhecem o esforço e dedicação de todos. Alguns são membros da nossa comunidade, outros de comunidades vizinhas que não medem esforços para nos ajudar. De formas variadas, nossas festas contam com um batalhão de voluntários, pessoas por quem nutrimos verdadeira admiração e expressamos gratidão. Que o exemplo de comunhão fraterna, dedicação, companheirismo, solidariedade e fé possa contagiar outras pessoas. Nosso muito obrigado, nossas orações por todos!

 

 

 

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *